O Fato Publicidade 1200x90
04/12/2016 às 01h42min - Atualizada em 04/12/2016 às 01h42min

Cerimônia na Arena Condá termina com muita emoção e participação popular

O Fato com JB

Com a Arena Condá, que tem capacidade para 19 mil pessoas, quase lotada, torcedores de diversos times, amigos e familiares se despediram, neste sábado (3), dos jogadores e de integrantes da comissão técnica do Chapecoense que foram vítimas do desastre aéreo na Colômbia na última terça-feira (30). O velório coletivo em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, com 50 das 71 vítimas ocorreu debaixo de uma forte chuva.

Falaram na cerimônia – que contou com a presença do presidente Michel Temer e do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo - o presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. 

Um dos destaque do evento foi a mensagem  enviada pelo Papa Francisco, cujo texto foi lido durante a cerimônia pelo bispo de Chapecó (SC), dom Odelir Magri. "Consternado pela trágica notícia do acidente na Colômbia, o Papa pede que sejam transmitidas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo, pede ao céu conforto e restabelecimento para os sobreviventes e coragem e consolação para todos os atingidos pela tragédia", diz a mensagem.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, em discurso no final, ressaltou o “momento de dor”, e que não havia palavras que pudessem diminuir o sofrimento dos que perderam entes queridos no acidente. “Quero deixar aqui um abraço solidário de todo o mundo do futebol e dizer que a Fifa está do vosso lado, não só hoje mas sempre. Força Chape, somos todos brasileiros, somos todos chapecoenses”, disse Infantino.

Pela manhã

A forte chuva que caiu em Chapecó na manhã não espantou o público que aguardou desde cedo a chegada dos corpos das vítimas do acidente aéreo na Colômbia com o time da Chapecoense. Os corpos chegaram por volta das 12h25 ao estádio, depois de um cortejo que percorreu as ruas da cidade. As arquibancadas ficaram lotadas de torcedores e populares que, emocionados, se abrigam debaixo de capas e guarda-chuvas.

Em várias partes do estádio via-se faixas em agradecimento ao povo da Colômbia, país onde ocorreu o acidente e que prestou o atendimento e o resgate das vítimas. Na última quarta-feira (30), uma cerimônia muito emocionante em homenagem às vítimas foi realizada no estádio de Medellín, exatamente no horário em que seria disputada a final da Copa Sul-Americana.

Alguns torcedores levaram à Arena Condá, inclusive, a bandeira colombiana. "Colombia, gracias por todo", é o que diz uma das faixas. Outra, em inglês, diz "A todo mundo, o que nos resta é agradecer".

"O carinho que eles [colombianos] tiveram com todo o povo chapecoense, com todos os brasileiros, foi muito comovente. Por mais que a gente queira demonstrar o quanto estamos gratos, não há palavras para dizer o quanto estamos honrados por tê-los como irmãos, vizinhos. Eu acho que Deus colocou uma nação muito nobre, muito educada e cheia de princípios para ensinar para todo mundo a fraternidade e a solidariedades. Esses professores são os colombianos", disse Gustavo Braun, corretor de seguros que levava uma das faixas.

Michel Temer

Apesar da previsão inicial, Temer decidiu ir ao funeral coletivo na Arena Condá. O presidente da República chegou a Chapecó (SC) por volta das 9h e inicialmente participaria apenas de uma cerimônia de honras fúnebres no próprio aeroporto. Temer disse que não avisou antes que participaria do velório porque não queria causar transtornos.

"Na verdade eu não poderia dizer antes porque se eu dissesse a segurança ia colocar pórtico na entrada do estádio, iria revistar as pessoas que entram. Por isso, eu só comuniquei que iria agora, para facilitar a vida de todos", disse.

>> Bolívia denuncia funcionária que autorizou voo da Chape

>> Chapecó agradece apoio de "irmãos colombianos" após tragédia

>> Em velório, Chape tenta mostrar que 'sonho não acabou'

>> Tite vai a velório para "amenizar sofrimento" de familiares

>> Papa Francisco envia mensagem para velório em Chapecó

>> Jornalistas mortos em acidente da Chapecoense são velados na sede do Botafogo

>> 'É Campeão!': Medellín se despede da Chapecoense com cortejo fúnebre

>> Bolívia investiga ligações entre Lamia e Conmebol

>> Em Chapecó, mãe do goleiro Danilo passa a tarde na Arena Condá

>> Sobreviventes não correm risco de morrer, diz equipe médica

>> Crianças querem ser a nova geração de ouro da Chapecoense

>> Clubes cariocas homenageiam jornalistas mortos em acidente aéreo

>> Dois jornalistas mortos em acidente da Chapecoense serão velados na Alesp

Com Agência Brasil e ANSA


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp