O Fato Publicidade 1200x90
17/11/2016 às 10h52min - Atualizada em 17/11/2016 às 10h52min

PMs que abandonaram tropa de choque durante protesto no Rio de Janeiro estão presos administrativamente

Assistam aqui o vídeo!

O Fato com o Extra

Estão presos administrativamente os dois policiais militares do Batalhão de Choque que abandonaram a tropa para se unir a manifestantes, nesta quarta-feira, durante um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Os agentes faziam parte de um cordão de isolamento do Palácio Tiradentes. Em meio ao tumulto em que se transformou a manifestação de servidores contra o pacote de cortes do governo do estado, a dupla decidiu mudar de lado. As identidades dos agentes não foram reveladas.

 

 

— O Choque foi em direção a Alerj, reprimindo a população que estava desde a altura do Tribunal de Justiça com bombas e jatos d'água. Quando o batalhão chegou em frente à garagem do Menezes Cortes, esses dois policiais, que estavam no front, segurando o escudo, abandonaram o posto e resolveram voltar no sentido contrário, sendo ovacionados pela população — conta o autor do vídeo, Júlio Trindade, que também registrou o momento com fotos.

Em um primeiro momento, os ativistas não entenderam o que estava acontecendo, até que um dos policiais explicou a situação. Os manifestantes, então, começaram a ovacionar a dupla. Segundo Júlio, uma pessoa que estava mais próxima dos militares contou o que eles falaram, ao desertar: "Não queremos mais participar disso".

No vídeo, é possível ver manifestantes dando tapinhas nos ombros dos agentes e elogiando a atitude. "Parabéns, guerreiro", diz um. "Boa, Choque", grita outro. O vídeo foi publicado em uma rede social e obteve milhares de visualizações em poucos minutos.

De acordo com um agente do grupamento de operações especiais, a atitude da dupla não foi um caso isolado. Dois agentes do Regimento de Polícia Montada também treiam se recusado a ir contra os manifestantes. Apesar de não terem desertado, eles recuaram, facilitando a passagem dos ativistas.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp