O Fato Publicidade 1200x90
27/09/2016 às 07h47min - Atualizada em 27/09/2016 às 07h47min

Rui abre 12 pontos de vantagem e lidera

PESQUISA GAPE. Eleição caminha para ser decidida no 2º turno

O Fato com Gazetaweb

A última semana de campanha eleitoral e a proximidade do pleito no domingo, 2 de outubro, apontam uma vantagem do candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB), de 12 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. O tucano aparece agora com 37% das intenções de voto contra 25% de Cícero Almeira (PMDB). O terceiro colocado é JHC (PSB), com 14%, enquanto Paulão (PT) aparece com 1%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.

Os dados são do Gape Pesquisa, que ouviu 600 pessoas no dia 23 de setembro. A pesquisa foi contratada pela Gazeta de Alagoas e registrada no TRE com o número AL–03070/2016.

Conforme a metodologia utilizada, os números podem variar quatro pontos percentuais para cima ou para baixo. Na prática, se a eleição fosse hoje, Rui Palmeira passaria em primeiro lugar para o 2° turno, que seria disputado com Cícero Almeida.

TENDÊNCIA

Desde que as pesquisas tiveram início, essa é a primeira vez que Rui apresenta vantagem considerável sobre Almeida, enquanto JHC teve uma queda de, pelo menos, 4%.

Isso é possível se confrontar os dados com a última pesquisa Ibope, contratada pela TV Gazeta, onde JHC apareceu com 18%, após uma arrancada de 7% em relação à primeira pesquisa do mesmo instituto.

Naquela oportunidade, 13 de setembro, o Ibope apontava uma tendência de Rui avançar, pois, mesmo sendo constatado um empate técnico limítrofe, o cenário o colocava com 35% contra 28% de Almeida. Paulão figurava com apenas 2%. Comparados os dados, subiu 6% desde então.

Essa mesma situação era apontada pelo Instituto Paraná Pesquisas, contatado pelo Pajuçara Sistema de Comunicação. No início do mês, Rui tinha 32%, contra 31% de Almeida e 15% de JHC.

Mesmo com o empate técnico, ainda presente nos números, o fato de Rui ter começado a descolar de Almeida indicava um leve crescimento, confirmado, agora, pelo Gape Pesquisa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp