O Fato Publicidade 1200x90
08/09/2016 às 12h41min - Atualizada em 08/09/2016 às 12h41min

Pelo menos uma pessoa se suicida em Alagoas a cada dois dias, aponta pesquisa

Estudo apontou 513 casos entre 2013 e 2015; campanha Setembro Amarelo é focada em prevenção

O Fato com assessoria

Alagoas teve 513 casos de suicídio entre 2013 e 2015, como aponta uma pesquisa realizada pelas Universidades Federal de Alagoas (Ufal) e Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O estudo, feito por grupos de pesquisa dos cursos de medicina e enfermagem, compreende a faixa etária de 10 a 87 anos de idade. O quantitativo preocupa, já que pelo menos uma pessoa tira a própria vida a cada dois dias no Estado.

As cidades que lideram o ranking com os maiores números são Maceió, com 141 casos, Arapiraca, 44, e Palmeira dos Índios, com 18. As estatísticas são preocupantes e chamam a atenção para a Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população acerca da necessidade de prevenir suicídios.

"O suicídio é um problema de saúde pública e seu número vem crescendo no Brasil, nos últimos anos, o que tem motivado a Associação Alagoana de Psiquiatria a fazer um trabalho de conscientização junto à população com o intuito de frear o avanço dessas taxas", explicou o psiquiatra Valfrido Leão de Melo Neto, membro da associação.

Mas, segundo ele, o suicídio pode ser prevenido. "A família e os amigos podem ter um papel crucial na prevenção. Ao contrário do que se imagina, conversar sobre suicídio não estimula o ato, aliás, costuma trazer um grande alívio para quem está pensando em se suicidar".

Ele afirma a importância de estar atento aos sinais de depressão: humor deprimido; perda de prazer e interesse por coisas que geralmente apreciava ou considerava agradável; energia reduzida com fadiga aumentada e atividade diminuída; prejuízo na concentração e na atenção; autoestima reduzida; ideias de culpa e inutilidade; pessimismo, desesperança; sono perturbado e alteração do apetite. 

"Quando esses sintomas persistem, por pelo menos 15 dias, é importante procurar uma avaliação psiquiátrica", recomenda o psiquiatra, que participa, no próximo dia 21, da palestra "Suicídio: uma decisão permanente para um problema temporário", com os também psiquiatras Denis Melo e Renata Simplício e a psicóloga e enfermeira Cícera Albuquerque. O evento acontece às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

Problema mundial

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a cada ano cerca de um milhão de pessoas cometam suicídio, sendo este um problema de saúde pública. No mundo, uma morte a taxa é de uma morte a cada 40 segundos, que representa a 15ª maior causa de morte no planeta. Na América Latina, o Brasil lidera o ranking em números absolutos, tendo registrado 11.821 casos em 2012.

Diante do problema, o dia 10 de setembro foi instituído como o dia mundial de prevenção do suicídio e o tema também é lembrado durante todo o mês na campanha Setembro Amarelo.

https://espiritismodaalma.wordpress.com/2015/05/17/suicidio-e-suas-consequencias-segundo-o-espiritismo/comment-page-1/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp