O Fato Publicidade 1200x90
02/09/2016 às 00h18min - Atualizada em 02/09/2016 às 00h18min

Ministro alagoano Humberto Martins é empossado vice-presidente do STJ

Na ocasião, ele se comprometeu a cumprir os deveres do cargo respeitando a Constituição

O Fato com Gazetaweb

O ministro alagoano Humberto Martins foi empossado, na noite desta quinta-feira (1º), em Brasília, no cargo de vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia. Ele foi eleito por aclamação em junho deste ano para exercer o cargo durante o biênio 2016-2018. A ministra Laurita Vaz foi empossada como presidente da corte e é a primeira mulher a assumir o cargo.  

 

Durante a posse, o ministro Humberto Martins agradeceu a Deus pela bençãos alcançadas e se comprometeu a bem desempenhar os deveres do cargo e cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal. Após assinar o termo de posse, ele homenageou a presidente recém-empossada da corte com flores. 

 

Para o ministro Humberto Martins, ocupar a vice-presidência do STJ é uma atribuição que ele vai procurar desempenhar com a mesma responsabilidade que encarou os diversos desafios ao longo da vida. O novo vice-presidente acredita que a gestão da ministra Laurita Vaz será participativa e integradora, na qual todos os ministros, servidores e colaboradores do STJ serão ouvidos.

 

Ministro Humberto Martins é empossado vice-presidente do STJ

FOTO: DIVULGAÇÃO / SERGIO AMARAL

"A vida do ser humano é um constante superar de desafios. Desde muito jovem ocupei cargos públicos, o primeiro deles - promotor de justiça adjunto no estado de Alagoas - quando tinha apenas 21 anos de idade", ressalta Martins.

 

Em seus dez anos de atuação no STJ, Humberto Martins já produziu mais de 137 mil julgados. Ele é considerado um dos ministros mais produtivos da corte e o que tem um dos menores acervos do tribunal. Hoje, Martins tem 1.726 processos conclusos em seu gabinete, para apreciação e  julgamento.

"Acredito que ajudei a guiar a jurisprudência dos vários tribunais de justiça dos estados e das regiões federais em prol de um entendimento harmônico sobre a aplicação da legislação federal", afirma o ministro.

 

Ministro homenageou presidente do STJ durante solenidade de posse

FOTO: DIVULGAÇÃO / SERGIO AMARAL

 

 

 

Perfil

Natural de Maceió-AL, o ministro Humberto Martins formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac.

Em 2002, iniciou sua carreira na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo Quinto Constitucional pela classe dos advogados. Atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). Foi corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Em 2006, chegou ao STJ. Atualmente, é membro da Segunda Turma, especializada em direito público, da Corte Especial, colegiado que reúne os 15 ministros mais antigos do tribunal, e do Conselho de Administração do STJ.  No ano passado, assumiu a diretoria-geral da Enfam.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp