O Fato Publicidade 1200x90
18/08/2016 às 17h25min - Atualizada em 18/08/2016 às 17h25min

Rui e Almeida terão o mesmo tempo no guia eleitoral de rádio e TV

Reunião nesta quinta-feira definiu distribuição de inserções no horário eleitoral gratuito; confira o tempo de cada candidato a prefeito de Maceió

O Fato com Gazetaweb

Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira (PSDB) terão o mesmo tempo no guia eleitoral, no rádio e TV, durante as eleições municipais deste ano. Ambos os candidatos a prefeito de Maceió terão 03min30s para conversar com os eleitores e apresentar propostas. Com as mudanças na legislação, o tempo total para os oito candidatos foi resumido a apenas dez minutos. 

O Partido dos Trabalhadores (PT), do candidato Paulão, terá 01min23s, enquanto a coligação Atitude Faz a Diferença, encabeçada por JHC (PSB), terá 51 segundos. Já Paulo Memória, do PTC, terá doze segundos, enquanto Gustavo Pessoa, do PSOL, ficou com treze segundos. Por fim, os candidatos Fernando do Village, do PMN, e Paulo Falcão (PSTU) terão 10s e 7s, respectivamente. 

Os tempos foram definidos pela Justiça Eleitoral na manhã desta quinta-feira (18), em audiência no Fórum Eleitoral de Maceió. A reunião contou com a presença de representantes das chapas que fizeram os pedidos de registro das candidaturas. Na oportunidade, também ficou definido o tempo reservado a inserções de cada candidato no rádio e TV, ao longo da programação de cada emissora. 

Mais uma vez, Cícero Almeida e Rui Palmeira aparecem empatados, cada um com 14min44s de inserções diárias na TV. Logo em seguida vem o candidato Paulão, com 05min51s, enquanto JHC terá 03min35s. Gustavo Pessoa ficou com 55 segundos; enquanto Paulo Memória terá 50s. Já Fernando do Village terá 46s para expor suas propostas, com o candidato Paulo Falcão tendo ficado com 31 segundos. 

Durante a manhã, foi definida também a ordem de veiculação no primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita. De acordo com explicação do juiz Antônio Emanuel Doria, da 54º Zona Eleitoral, serão 70 minutos diários, sendo 40% para candidatos a vereador e 60% para os que postulam o cargo de prefeito. 

E após votação, as inserções vão obedecer a seguinte ordem: PMN; Para Frente Maceió; Para Maceió Voltar a Crescer; PT; Para Maceió Voltar a Crescer 2; Maceió Segura; Para Maceió Voltar a Crescer 3; Atitude Faz Diferença; Atitude Faz Diferença 1; PSOL; Rede; Para Maceió Voltar a Crescer 1; Frente de Esquerda Socialista; Maceió Cada Vez Melhor. 

A geração das mídias para a televisão será feita, inicialmente, pela TV Ponta Verde (de 26 de agosto a 6 de setembro). Posteriormente, serão as vezes da TV Pajuçara (7 de setembro a 18 de setembro) e TV Gazeta de Alagoas (de 19 de setembro a 29 de setembro). A propaganda nas rádios será gerada pelas emissoras Pajuçara, Gazeta AM e Gazeta FM, seguindo esta ordem. Fernando do Village vai abrir o programa eleitoral no primeiro dia de exibição. Ele será sucedido por Paulo Falcão, JHC, Cícero Almeida, Paulo Memória, Gustavo Pessoa, Rui Palmeira e Paulão. 

"Eu não gosto de abuso, de agressão, de xingamentos. É uma questão de formação. Espero que esta seja uma eleição limpa, já que o Brasil está sendo passado a limpo. Espero que não haja excessos, mas, havendo, todos serão combatidos. O maior fiscal contra as irregularidades são os próprios candidatos. Que haja este trabalho de fiscalização. Estamos nos empenhando, colocando-nos, hoje, à disposição dos candidatos", disse o juiz Antônio Emanuel Doria. 

O guia será veiculado em dois horários no rádio (7h e 12h) ) e na TV (13h10 e 20h10). "Não temos interesse algum em prejudicar ou beneficiar algum candidato. O que queremos é uma eleição dentro da legalidade, segundo o que rege a legislação eleitoral. O MPE [Ministério Público Eleitoral] vem trabalhando, e não é de hoje, para garantir eleições tranquilas. É isso que estamos esperando. É importante destacar que qualquer cidadão pode denunciar qualquer irregularidade. E os caminhos para tal são de conhecimento da sociedade", afirmou promotor Ubirajara Ramos, que também participou da audiência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp