O Fato Publicidade 1200x90
08/05/2018 às 02h25min - Atualizada em 08/05/2018 às 02h25min

Engenheiros e educadores são homenageados com título de cidadão e comenda

Honrarias foram concedidas por iniciativa do vereador Silvânio Barbosa durante sessão solene na manhã desta segunda

Niviane Rodrigues
CMM

A manhã desta segunda-feira foi de homenagens na Câmara Municipal de Maceió, quando, por iniciativa do vereador Silvânio Barbosa (MDB), foi concedida a Comenda Selma Bandeira a Malquíria Lucas, responsável pela fiscalização das obras realizadas nas grotas da capital por meio do Projeto Mobilidade Urbana da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urban (Setrand). Durante a sessão solene também foi concedido Título de Cidadão Honorário às educadoras Célia Pereira dos Santos e Vanúbia Márcia de Siqueira, e ao engenheiro Paulo Jorge Bandeira de Souza.

A solenidade contou com a participação de familiares, amigos, estudantes, gestores públicos e políticos, que lotaram o Plenário da Câmara. Além de Silvânio Barbosa, também esteve presente à sessão o vereador Chico Filho (PP).

O secretário executivo da Setrand, Alcides Tenório, representou o governo do Estado. Ele destacou a importância do momento e do programa de revitalização desenvolvido nas grotas de Maceió. “É um prazer ver o reconhecimento a valorosos técnicos. Esse país precisa de profissionais honestos, descentes, que vestem a camisa e honram o funcionalismo público. Este programa está levando benefícios e cidadania a comunidades que eram esquecidas”, afirmou.

Alexandre Bonfim, diretor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), unidade Benedito Bentes, destacou o trabalho de base realizado pelos homenageados em áreas marcadas pela violência, provocada sobretudo pelas drogas. “São duas educadoras e dois engenheiros que realizam uma transformação de vida. Essas localidades precisam do tralho do poder público, por isso esse programa do governo do Estado é de fundamental importância para levar dignidade às pessoas”, disse.

O vereador Silvânio Barbosa lembrou que “mais de 50 mil pessoas que não tinham vida, dignidade, hoje vivem uma outra realidade com o programa de revitalização das grotas. Esse projeto fez com que as grotas começassem a ser vistas em Maceió como comunidades. Hoje, essas grotas são procuradas todos os dias, por grandes empresários, por engenheiros, arquitetos que se envolvem nesse projeto. As pessoas que moram nessas localidades querem o direito de ser ouvidas. Nada aqui é teórico. Tudo é prático, porque tudo existe”, ele afirmou.

Nascida no Sertão de Pernambuco, Vanúbia Márcia de Siqueira Oliveira, radicada há mais de 15 anos em Maceió, possui licenciatura em Matemática e é atualmente diretora da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no Benedito Bentes. Ela agradeceu a homenagem e destacou a importância da educação como meio de transformação social.

Natural do Rio Grande do Norte, Célia Pereira dos Santos é formada em Pedagogia e radicada em Maceió desde 1975. Tem quase 40 anos de serviços prestados à comunidade do bairro Tabuleiro do Martins. Ela falou do momento como “motivo de satisfação em receber tamanha honraria”. Agradeceu à Câmara e disse se sentir ainda mais acolhida na cidade de Maceió.

Também agraciado com o título de cidadão, Paulo Jorge Bandeira de Souza, ex-gestor das obras do Canal do Sertão e responsável por outros 200 trabalhos na área em Alagoas e outros estados, agradeceu à família, ao vereador Silvânio Barbosa pela indicação e à equipe do parlamentar, que segundo afirmou, “tem contribuído em prol das melhorias de Maceió, especialmente do Benedito Bentes, onde estamos trabalhando para promover melhoria em 26 grotas. Ele agradeceu ainda ao governador Renan Filho (MDB) pelo projeto de revitalização e a todas as lideranças das grotas.

Malquíria Lucas, agraciada com a Comenda Selma Bandeira, declarou se sentir honrada em fazer parte da galeria de ilustres pessoas.

O vereador Chico Filho declarou que para ele o projeto de revitalização das grotas de Maceió é a obra mais importante realizada na capital. “A dificuldade que é estar à frente de um trabalho como esse é muito grande, por isso é justíssima a homenagem a essas pessoas que tanto fizeram e vão continuar fazendo por Maceió”, afirmou.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp