O Fato Publicidade 1200x90
13/11/2017 às 21h39min - Atualizada em 13/11/2017 às 21h39min

Bolsonaro é a saída pela porta dos fundos da crise que atinge o Sistema Político no Brasil

Marcus Robson Filho

Bolsonaro é a saída pela porta dos fundos da crise que atinge o Sistema Político no Brasil

O sistema político brasileiro agoniza em uma crise, a meu sentir, irreversível. As pessoas dizem não acreditar mais na classe política, o que, também, em função da inocuidade do voto em relação aos temas centrais da vida brasileira, cria uma percepção de verdadeira ojeriza em relação à política e aos políticos, fato que se agudiza em virtude dos sucessivos casos de corrupção.

À vista disso, recrudesce-se no Brasil, gradativa, mas muito acentuadamente, um discurso em que se preconiza uma solução à margem da democracia para essa crise, fruto de uma visão antidemocrática, de conteúdo fascista, representativa uma visão ostensivamente contra os Direitos Fundamentais, de intolerância e de desrespeito aos diferentes, com pitadas de um fundamentalismo religioso baseado em falso moralismo, que hostiliza homossexuais, negros, mulheres, índios etc.

Com efeito, verdadeiros movimentos têm se edificado no Brasil dando cara e voz a essas ideias. Na imensa maioria das vezes, são jovens da classe média alta, que preconizam a extinção de verdadeiros direitos conquistados nas últimas duas décadas no Brasil, tais como as quotas raciais nas universidades públicas, o reconhecimento da união estável a redução dos direitos trabalhistas, o fim de inimputabilidade do menor de 18 anos, dentre outros.

Seguramente, o mais conhecido representante desses movimentos e dessas ideias é o Deputado Federal Jair Bolsonaro, que se transformou em um porta-voz desse discurso reacionário e que alterca a saída da crise dando um chute de coturno no pouco de democracia que se engendrou no Brasil nesses últimos trinta anos.

Bolsonaro e o que esses movimentos advogam representam, sem sombra de dúvida, uma saída autoritária e que só encontra eco em um ambiente de Estado de Exceção permanente no qual está inserido o Brasil, parecendo ser, nesses contexto de supressão de direitos e de obstrução ao processo de redemocratização, uma solução à crise.

Todavia não é e nem pode ser. Mais democracia e menos discurso autoritário e fascista! Estamos persuadidos que só sobrepujaremos essa crise aprofundando as conquistas democráticas, desobstruindo as vias que impedem uma participação popular mais efetiva, robustecendo os mecanismos de participação direta da cidadania na vida política do país.

Mais democracia! Nenhuma direito a menos! Mais direitos! Menos Bolsonaro!

 

 

Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp